¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, fevereiro 17, 2004
 
FUSO HORÁRIO

Em novembro passado, andei pela Espanha, meu país dileto. Convidei a visitar-me uma sobrinha, que atualmente mora em Londres. Guiei-a por Madri, e suponho que melhor guia ela não poderia ter, pois Madri é a cidade que mais adoro entre as cidades. Ao chegarmos na Plaza de España, indiquei aquele monumento clássico, o Quixote montado no Rocinante e Sancho Pança em seu burrico.

- Aqueles dois, suponho que conheces – fui dizendo.
Melhor não dissesse. Para minha perplexidade, nunca ouvira falar. Jamais havia visto. Nem mesmo em figurinha.

Para dar as verdadeiras dimensões de minha perplexidade, devo acrescentar que minha sobrinha tem trinta anos, é executiva bem sucedida em São Paulo e vive hoje naquela ilha gris para aperfeiçoar seu inglês.

As novas gerações que me desculpem, mas ignorar o Quixote é algo que não entendo. Não peço que alguém leia a obra, tarefa um tanto dura para leitores contemporâneos. Mas é preciso saber quem é. Esta erudição, por assim dizer, não é privilégio de universitários. Pertence – ou devia pertencer – aos dias de infância, ao mesmo título que Branca de Neve e os Sete Anões, Joãozinho e Maria, capitão Nemo. Já nem falo do capitão Ahab, seria pedir demais.

Ontem ainda, a sobrinha me deu o troco:
“Pra matar a mulherada de inveja: servi champanhe pro Benicio Del Toro !!!!!!! Trabalhei na festa do Bafta ontem. Vi bem de pertinho Jude Law, Jonny Depp, Val Kilmer, Emma Thompson, Rene Z... (a Bridget Jones), etc, etc... Só gente linda e muito muito chique... mas o Benicio Del Toro matou a pau !!!!! Me realizei na carreira de garçonete ontem : ) ... agora chega, né?”

Desculpe-me a sobrinha e desculpem-me os leitores. Não tenho idéia alguma de quem seja essa gente. Às vezes me pergunto: em que século vive uma pessoa?
Parece-me ser boa pergunta. Qualquer hora, volto ao assunto.