¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, novembro 12, 2004
 
NA ERA LULA, CHINA É SUL

Em minha adolescência eu li, tenho certeza, um livro em dois volumes, muito mal editado, cujo título era Brasil/China: futuro eixo do mundo. Perdi o livro em minhas andanças, mas tenho certeza que o li. Não foi sonho meu. Era paranóia do autor. Pois não é que o Supremo Apedeuta acaba de ser acometido pela dita?

Ao encontrar-se com o presidente chinês Hu Jintao, no Itamaraty, disse Lula que o Brasil está dando um exemplo de como é possível se estabelecer um relacionamento Sul-Sul. "Estamos redesenhando o mapa mundial e estabelecendo uma integração de um novo paradigma para a relação Sul-Sul", afirmou.

Sem falar na capacidade estupenda de este país falido redesenhar qualquer mapa, Lula, que já mandou Napoleão à China, que apagou do mapa a fronteira da Bolívia com o Brasil, agora afirma que a China fica no Sul. Enfim, não sejamos tão rabugentos. Todo norte tem seu sul. Ao sul do norte, isto é o que queria dizer o Apedeuta. Suponho.

Sem dúvida alguma, já está redesenhando o mapa mundial.