¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, fevereiro 21, 2005
 
HABEMUS SANCTAM


Há cadáveres e cadáveres, não é verdade? Alguns são sagrados. Outros não valem um vintém. Foi assassinada, há duas semanas, a freira norte-americana Dorothy Mae Stang, em Anapu, no Pará. O presidente da República, além de enviar dois mil homens do Exército à região, criou reservas ambientais e a instalação de um gabinete de crise que vai concentrar as ações de ministérios e autarquias federais no interior paraense - diz-nos a Folha de São Paulo desta sexta-feira passada. Uma medida provisória, seis decretos e um projeto de lei integram o pacote. Somente no Pará, serão criadas duas unidades de conservação de florestas que irão abranger 3,8 milhões de hectares - área equivalente a duas vezes o Estado de Sergipe.

Por trás disto tudo, o medo do presidente da República à imprensa internacional. Quando a imprensa tupiniquim publicava as entrevistas em que ele se jactava de seu apreço pela cachaça, restrição alguma aos jornalistas. Bastou que o New York Times reproduzisse o que não constituía segredo para ninguém, para que Lula assumisse seu lado "prendo e arrebento" e exigisse a expulsão do jornalista do país. A história se repete. Se um policial brasileiro é assassinado durante o cumprimento de sua função, reação alguma do Planalto. Se uma ativista estrangeira é assassinada e este crime toma conta das primeiras páginas da imprensa internacional, Lula se transfigura em generalíssimo e transforma uma operação policial em teatro de guerra.

Na mesma edição da Folha, uma foto em três colunas nos mostra o ridículo a que se submetem nossas Forças Armadas para sustentar a farsa presidencial. Dois helicópteros aterrissam em um campo de futebol, com a cobertura de dezenas de soldados deitados na relva e com fuzis engatilhados. Até parece que estamos no Vietnã dos anos 70 ou no Iraque durante a guerra. Como se a nação estivesse ameaçada por uma poderosa força guerrilheira, quando se sabe que a freira foi assassinada por dois pistoleiros. Para posar para a imprensa, o sedizente glorioso Exército nacional não se peja em participar do teatro lulesco.

A religiosa americana tinha por missão no Brasil desapropriar terras públicas controladas por grileiros, assentar famílias em pequenas propriedades e promover a ação da polícia na intermediação de conflitos. Diga-se o que dela se disser, é mais uma das tantas ativistas estrangeiras que escolheram o Brasil como laboratório de suas utopias. Invertamos a situação. Imagine o leitor uma brasileira tentando desapropriar terras nos Estados Unidos ou assentar famílias. Na melhor das hipóteses, seria deportada no dia seguinte. Aqui no quintal, os ianques lideram invasões de terras, condenam políticas governamentais e ainda posam de mártires.

Mas a atuação da Chica Mendes de Anapu não gozava de unanimidade na região. Em 30 de abril de 2003, a Câmara Municipal declarou a missionária persona non grata, "como ato de repúdio da população às ações desagregadoras por ela praticadas". O documento foi enviado à Presidência da República, aos ministérios do Meio Ambiente e Justiça, ao Congresso, ao governo do Pará, ao Ibama, ao Incra e à PF - e ignorado por todas estas instâncias. Hoje, pelo que lemos nos jornais, seu cadáver exala apenas odores de santidade.

Para o general Jairo César Nass, comandante da Operação Pacajá, destinada à prisão dos assassinos da irmã Dorothy, "a morte da freira é apenas a ponta do iceberg" Segundo o arguto general, há quadrilhas organizadas atuando na região, que agem com o maior atrevimento à margem da lei e têm o hábito de resolver seus problemas mediante intimidação e assassinatos, criando dificuldades para segurança pública na região. "Essas quadrilhas são formadas por elementos de fora dali, agindo pelos interesses dos madeireiros e de outros envolvidos na luta pela terra e pelos garimpos ilegais - afirmou. Eles criaram entidades de representação e grupos armados que não têm escrúpulos para alcançar seus fins".

Tão abrangente é a visão do general, que já nem vê em cima do que está sentado, este imenso iceberg com tantas pontas emersas que já constitui terra firme, o Movimento dos Sem-Terra. Quadrilha não apenas organizada, mas organizada nacionalmente, com apoio financeiro, jurídico e logístico do próprio governo brasileiro. E não só do governo brasileiro, como de governos e instituições internacionais que financiam suas invasões de terras - produtivas ou não - suas invasões de próprios públicos, suas destruições de pedágios, suas tomadas de reféns, seus desvios de verbas e mesmo seus crimes. Quadrilha com livre tráfego nas instâncias governamentais e na imprensa, que cria escolas para formar novos asseclas. Com aplauso dos ditos defensores dos tais de Direitos Humanos e da intelectuália nacional.

A religiosa americana está começando uma promissora carreira como santa. Dentro de poucos meses, teremos uma fundação e ruas com seu nome, sem falar em romarias a seu túmulo. Mais um ano ou dois, alguns milagres em seu currículo. Logo após, o processo de beatificação. Santa Dorothy Mae Stang, a santa de duas pátrias: soa bem e certamente dará filme. E dos mais lacrimogêneos. A Amazônia, com suas riquezas, promete uma farta safra de santos e mártires nos anos vindouros.

Quanto ao Luiz Pereira da Silva, este pobre diabo morto em Quipapá, Pernambuco, já ninguém lembra. Foi torturado e assassinado no sábado do último carnaval, por membros desta imensa quadrilha que o general Nass já nem consegue enxergar, tamanhas são suas dimensões. Policial militar obscuro, foi torturado e morto pelos sem-terra, durante o exercício de seu trabalho. Não mereceu nenhum pronunciamento presidencial, nem mesmo uma palavra de compaixão de algum ministro, nem gigantescas operações das Forças Armadas, nem missa na catedral da Sé, muito menos primeira página na imprensa internacional. Silêncio total nas hostes que combatem a tortura. É brasileiro, não merece lágrimas nem homenagens. Seus assassinos dificilmente serão indiciados. Como já disse um sem-terra, "em uma multidão, é muito difícil se saber quem atira".

Sangue de esquerda é sagrado e exige punição. O cadáver de um policial, bobo a ponto de querer cumprir seu dever nesta terra onde toda honra e glória é concedida a quem descumpre a lei, não vale nem uma missa.