¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, outubro 14, 2005
 
REAÇÕES (4)





Artigo de Janer Cristaldo sobre a Cruz

enviada em 10/10/2005

Discordo do teor do artigo do sr. Janer Cristaldo "A Cruz e a Toga". A Cruz simboliza o sacrifício de Deus pela humanidade e não faz apologia à tortura. Se parte das repartições públicas ostentam o símbolo cristão em suas dependências, o fato se deve à tradição cristã do nosso país. Ser laico não pressupõe negar nossas raízes mas, por outro lado, dependendo da interpretação adotada por certos indivíduos, o laicismo pode desembocar em pura intolerância contra a religião, seja ela qual for.

Ademais, a maioria da população continua católica e tolerante às diferenças. Basta verificar os símbolos maçons espalhados na entrada de muitas cidades do interior de São Paulo, por exemplo. Quanto ao aborto, trata-se de um assassinato de um ser humano indefeso e inocente. E ninguém tem o direito de decidir sobre a vida ou a morte de alguém nessas condições, seja católico, ateu ou à toa.

Por derradeiro, quanto ao comentário de uma hipotética debandada de católicos se só eles fossem presos em caso da prática de aborto, lembrei-me de Chesterton: "A Igreja Católica é a única que aceita todos os tipos de pessoas, inclusive as mais respeitáveis'. Contudo, há pessoas respeitáveis, corajosas e coerentes no rebanho! Mas de que servem esses testemunhos para alguém tão obcecado como o sr. Janer Cristaldo?

Alex Silva