¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, janeiro 01, 2006
 
FRANÇA SE RENDE


Apesar dos temores, a noite do réveillon ocorreu sem incidentes maiores - afirma o Le Monde em manchete. Vamos à notícia:

As festividades por ocasião da passagem ao ano de 2006 ocorreram em Paris e na região parisiense, como no resto do país, sem incidentes maiores. Sobre a totalidade do território, 25 mil policiais e gendarmes - 4500 em Paris - foram mobilizados para esta noite de São Silvestre por temor a uma retomada das violências de novembro.

425 veículos foram queimados na França por ocasião da noite de São Silvestre contra 333 no ano anterior, anunciou no domingo de manhã o diretor-geral da polícia nacional Michel Gaudin, durante um encontro de imprensa em Paris. Entre esses 425 veículos, 177 foram incendiados em Île de France, precisou M. Gaudin. Ele sublinhou "a muito, muito grande dispersão" desses incêndios que atingiram 267 comunas (132 no ano anterior) em 53 departamentos (41 no ano anterior).


A França, ao absorver como parte de seu cotidiano a queima de 425 veículos numa só noite, rendeu-se ao ódio dos imigrantes árabes e africanos.