¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, maio 26, 2006
 
IDIOSSINCRASIAS


Deu hoje no Estadão:

Diretores da Enron são condenados por 26 crimes

Executivos foram considerados culpados no maior escândalo financeiro da história dos EUA


Um júri popular formado por oito mulheres e quatro homens condenou ontem em Houston, Texas, o fundador e ex-presidente da Enron, Kenneth Lay, e o ex-executivo-chefe, Jeffrey Skilling, por nada menos de 26 crimes federais no episódio que levou à espetacular bancarrota da empresa, no final de 2001. As sentenças serão anunciadas no dia 11 de setembro.

Se não conseguirem reverter ou limitar a decisão com os recursos que seus advogados anunciaram que apresentarão, sob a alegação de que os clientes não poderiam ter um julgamento justo em Houston, a cidade sede da Enron, Lay, de 64 anos, e Skilling, de 52, poderão passar o resto da vida na cadeia. Cada uma das acusações de que foram culpados é punível com até dez anos de prisão.


Cá entre nós, é diferente. Quando a Varig entra em falência, por óbvia gestão temerária, seus funcionários pedem ajuda ao governo. Ou seja, enfiam a mão no bolso do contribuinte. Depois há quem pergunte porque os EUA constituem um país bem sucedido e o Brasil é esta bagunça.