¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, julho 30, 2006
 
TV E INCESTO



Desconheço o que ocorre no universo televisivo brasileiro. Fora algum noticiário, nada sei do que se passa na telinha. Assim sendo, através de um leitor de Angola - longe vão as obras primas nacionais! - fiquei sabendo que incesto tem sido o prato forte das novelas da Globo:

Eu tenho assistido muito as novelas do Brasil. E observei que nas três da Globo, em questão de um mês, a temática foi o incesto. Senão vejamos:
- em Belíssima, descobriu-se, ao final, que a personagem de Adriana Esteves, que era casada e teve uma filha com o neto de Bia Falcão, era na realidade, filha desta;
- em Cobras & Lagartos, o personagem Martim ama Letícia, mas pensa que é irmão dela;
- em Sinhá Moça, o personagem Rafael está no maior dilema, por amar Sinhá Moça, e se morde de ciúmes dela, mesmo sabendo que é seu meio irmão.
Coincidência? Ou será que daqui a alguns anos, este não será mais um tabu a ser derrubado? Foi assim que começaram, com os casais homossexuais, e agora, já liberaram o beijo entre eles na TV.


Tabu até pode ser. Mas ilegal não é. Incesto não é proibido pelas leis brasileiras. Se alguém é maior de idade e quer relacionar-se com sua filha, filho, irmã ou irmão, desde que este seja também maior idade e que a relação não decorra de violência ou constrangimento físico, só podemos desejar-lhe bom proveito. O incesto é condenado por preceitos éticos, mas ética não tem força de lei. Pelo menos enquanto o preceito ético não estiver tipificado como crime no Código Penal.