¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, agosto 28, 2006
 
IGREJA PREOCUPA-SE COM A ALMA DE MARCOLA



Neste domingo passado, mais de três meses depois dos primeiros atentados (de maio) do PCC em São Paulo, a Igreja Católica decidiu, por mãos do cardeal d. Cláudio Hummes, rezar uma missa pela paz. Os pedidos por penas alternativas, segurança pública e justiça social - segundo os jornais - foram ouvidos não só na catedral da Sé como na maioria das 1980 paróquias do Estado.

O que não se ouviu, em momento algum, nessas missas, foi um pedido de punição aos criminosos. Sempre que o crime ataca com violência uma cidade, nos dias seguintes surgem grupos de católicos, petistas e comunistas rezando "pela paz". Punição, jamais.

Os católicos alegam que Santo Agostinho, antes de tornar-se o principal filósofo do Cristianismo, foi um pecador devasso. São Paulo era perseguidor de cristãos antes de converter-se. Ladrões, homicidas, seqüestradores e integrantes do PCC também podem salvar suas almas. Antes, precisam se arrepender de seus erros, pedir perdão e mudar de vida. Segundo o padre Silvio Andrei, pároco da igreja Rainha dos Apóstolos, até mesmo Marcos Camacho, o Marcola, líder do PCC, pode ser perdoado. A principal missão da Igreja é evangelizar e arrebanhar para a Igreja almas desviadas. "Não existe caso perdido. Caso queira mudar, será bem-vindo. É o milagre da misericórdia de Deus", disse o padre.

Generosa, a Santa Madre Igreja Católica! Enquanto o Estado lida com conceitos como crime e punição, a Igreja lida com pecado e perdão. Para que o pecador seja perdoado, basta que se arrependa sinceramente de seus pecados. Arrependeu-se, estamos conversados. Está pronto para entrar no reino dos Céus e contemplar o senhor pela eternidade.

Não me parece que tal perspectiva possa agradar a um homem de ação como Marcola. Provavelmente se entediaria eternidade afora. Seja como for, creio que ninguém tem nada contra a salvação da alma de Marcola. O que se pede é que seu corpo apodreça no cárcere. Que mais não seja, para preservação da efêmera vida de suas vítimas. Mas isto a Igreja não quer.

Na missa de ontem, em que pediu a paz em São Paulo, o padre Silvio pegou no colo Rafaela, de 2 meses, para simbolizar a vida e a esperança em um futuro melhor - conta-nos o Estadão. Segundo ele, todos podem fazer parte desse futuro. Até mesmo Marcola e outros integrantes do PCC.

Só não podem fazer parte deste futuro aqueles que Marcola e o PCC mataram. Para estes, nenhuma prece.