¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, agosto 25, 2006
 
MP QUER AFASTAR PÚBLICO DOS CINEMAS



Não bastasse as escolas e universidades enfiarem literatura brasileira goela abaixo nos estudantes, o Ministério Público Federal quer ressuscitar uma lei morta de 1975, que obriga os cinemas brasileiros a exibir um curta-metragem nacional, antes de cada sessão de um filme estrangeiro. Segundo recomendação do Ministério Público feita à Ancine (Agência Nacional do Cinema) neste mês, a agência tem 90 dias para regulamentar o artigo 13 da lei 6.281/75, que fixa a obrigatoriedade da projeção de curtas brasileiros e também de "jornal cinematográfico", antes dos longas estrangeiros.

Depois cineastas e exibidores se queixam de que o público cinematográfico diminui dia-a-dia. Ora, a publicidade antes dos filmes já é um insulto ao espectador, este herói que ainda resiste a vários obstáculos para ver um filme: trânsito, estacionamento, flanelinhas, violência urbana. Com a exibição de curtas, o espectador será duplamente insultado. Antes do filme, terá de suportar por quinze ou mais minutos as masturbações esquerdófilas dos candidatos a cineasta. Mais um pouco e as autoridades proporão uma venda casada: a cada DVD estrangeiro que você compre ou alugue, terá de comprar ou alugar junto um nacional.

A exigência obrigatória da leitura de autores nacionais nos currículos escolares já afastou boa parte da juventude da literatura. Pelo jeito, o Ministério Público quer afastar não só jovens mas também adultos do cinema.