¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, setembro 14, 2006
 
A RESPEITO DE JANER CRISTALDO



Muito me entristece ver as críticas aos artigos de Janer Cristaldo - chegando a extremos de pedir a expulsão do articulista do Mídia Sem Máscara. Não entendo o porquê de tanta revolta. O MSM pretende-se um site democrático e aberto às publicações que combatem a viés esquerdista na imprensa, mas não assume uma postura religiosa - apesar dos articulistas, em sua maioria, professarem a moral judaico-cristã. Que se faça a distinção entre o site em si e seus membros, visto que Janer Cristaldo não se encaixa na descrição anterior. O fato de Cristaldo ser ateu não diminui a qualidade de seus textos. Suas críticas à religião sem dúvida são ácidas e eu, como cristão, me sinto alfinetado - mas já me peguei dando razão a ele em outras ocasiões. Mas a pessoa que está convicta de sua fé (e a minha, senhores, é inabalável) não tem motivos para demonstrar tanta animosidade.

Se Cristaldo erra, que se mostre seus erros e rebata-os inteligentemente, em vez de apenas apontar o dedo e dizer que ele está errado ("não julgueis para não ser julgados"). Se Cristaldo acerta, palmas. Não concordar ou não gostar de seus textos é opinião pessoal. Há os que criticam outros articulistas pelo excesso de conteúdo "carola" nos textos; e há os que criticam Janer justamente pela ausência desse conteúdo. O MSM não é um site de notícias, mas de crônicas e artigos que expressam visões às vezes pessoais demais, por isso, a imparcialidade nem sempre é possível. Expulsar Cristaldo é adotar métodos preferidos pela esquerda para silenciar qualquer um que pense diferente. Experimentem entrar em alguma comunidade comunista ou socialista no Orkut e comecem a criticar Marx. Por experiência própria, garanto que não durarão dez minutos lá.

Em outros fóruns pela Internet já fui ameaçado por petistas que queriam usar em mim os mesmos métodos silenciadores da ditadura (tão criticada por eles anteriormente). Conhecer uma opinião diferente, mesmo que contrária às nossas crenças, é de suma importância para o desenvolvimento de um raciocínio refinado. A evolução vem das diferenças, não da mesmice.Tive o prazer de trocar, tempos atrás, e-mails com Janer Cristaldo. Em momento algum ele faltou-me com o respeito por eu ser cristão ou tentou convencer-me do ateísmo. Pelo contrário, foi atencioso e extremamente cordial. De que vale, para os cristãos, atitudes extremistas quando nosso maior diferencial deveria ser justamente a caridade e tolerância? Então, que pratiquemos isso em nossas ações e não da boca pra fora. Não somos seres superiores e donos da verdade. Que cada um viva por aquilo que acredita. Só tem medo do "mal" que Cristaldo pode causar quem não está convicto de sua fé. Do contrário, muito se pode aprender com ele.Fica aqui uma citação a Voltaire: "Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-la."

Emílio Calil