¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, dezembro 13, 2006
 
AINDA A TRANSUBSTANCIAÇÃO



Prezado Janer,

Freqüentemente divirjo de seus escrito sobre temas religiosos, uma vez que sua postura religiosa anti-teísta é diferente de minha fé cristã. Entretanto, respeito-lhe bastante a erudição. Em particular, quero parabenizá-lo pela forma como abordou a questão da transubstanciação em "De Ratramno a Radberto". Quero, entretanto, corrigi-lo num aspecto onde errou. Quando diz que a Bíblia fala em três pessoas que subiram em corpo ao céu. De fato, são três os relatos de traslado ao céu na Bíblia, mas o de Maria não é um deles; de fato, não há mesmo a menor sugestão de que isso tenha ocorrido com ela. As três pessoas são, cronologicamente, Enoque (de que se diz que Deus o tomou para si, e não exatamente que subiu ao céu - Gênesis 5:24), Elias e Jesus. Ninguém mais. No mais, uma curiosidade. Sou protestante e, como você, acho estranhas algumas discussões e preocupações pré-reforma. O que haveria de problema com o prepúcio de Jesus (ou de Elias, que era israelita e também circuncidado) ter ficado? Ainda mais sem nexo me parece tal discussão diante do fato de que a Bíblia não diz que qualquer dos três, nem mesmo Jesus, ascendeu em corpo glorioso, mas no corpo da carne com que vieram ao mundo, com marcas de cravos da cruz, sem prepúcios, com cicatrizes e queimaduras, peludos, barbados ou pelados, dependendo do caso.
Cordiais saudações e bênçãos de Deus.

Paulo Alexandre


Meu caro Paulo Alexandre:

Grato pelas observações. A questão de Maria já foi corrigida em minha crônica. Foi um lapso meu. Quanto ao prepúcio de Cristo, não vejo problema algum. Problema é ver eruditos teólogos discutindo tais bobagens.