¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, dezembro 16, 2006
 
A EDUCAÇÃO DE VLADIMIR



Vladimir Ilitch Ulianov nasceu em 1870, em Simbirsk, Rússisa, e teve excelente educação para os padrões da época. A partir dos nove anos de idade, entrou em uma classe preparatória de vinte e duas horas semanais. Seis eram dedicadas à língua russa, seis à caligrafia, seis à matemática e ciências e quatro à religião. A partir daí, os alunos entravam em primeiro ano de ginásio, onde oito horas eram dedicadas ao latim, cinco à matemática e física, quatro ao russo, quatro ao francês, três à caligrafia, duas à geografia e duas à religião. O alemão era introduzido no segundo ano, história e grego antigo no terceiro. Latim e grego constituíam metade do calendário do sexto ao oitavo e último ano de ginásio.

A norma era capacitar os alunos de ginásio para traduzir as obras de Homero, Heródoto, Tucídides, Xenofonte, Lívio, Horácio e Cícero. Para passar da quarta para a quinta série de ginásio, Vladimir teve de aprender a recitar mais de cem poemas, incluindo 45 fábulas de Krylov e 31 poemas de Pushkin. Uma educação de sonho para os parâmetros de nossa época.

O que demonstra que uma excelente educação humanística em nada humaniza um assassino. Vladimir Ilitch Ulianov - que ficou conhecido para a posteridade como Lênin, um de seus 160 nomes de guerra - assassinou com gosto em seu curto período no período no poder (1917-1924) e é o patrono intelectual dos sinistros discípulos que o sucederam, Stalin, Mao, Pol Pot, Envers Hodja, Ceaucescu, Fidel Castro.

Estes dados biográficos constam do excelente ensaio Lenin, a biografia definitiva, de Roberte Service, Difel, 2006. Recomendo.