¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, janeiro 27, 2007
 
MENSAGEM DO MARCO AURELIO


A estupidez de Olavo de Carvalho


Amigos:
Em seu último programa de rádio (http://www.blogtalkradio.com/olavo), do dia 23 de janeiro, Olavo de Carvalho, sem citar o meu nome, mas falando sobre mim e outros participantes da comunidade Janer Cristaldo, fez alguns comentários grosseiros, sobre os quais escrevi. Publiquei a mensagem abaixo na comunidade Janer Cristaldo.
Abraços.

Olavo considerou idiotas aqueles que opinaram sobre Mário Ferreira dos Santos neste tópico e disse que não entrou neste debate para não humilhar os debatedores. Se entrasse, disse que reduziria os debatedores a bosta. E mais: disse que se fôssemos ricos e famosos, ele poderia responder, mas não faria isso com fracassados como nós.
Num debate, o que pessoas inteligentes fazem é argumentar, discutir idéias, não "reduzir a bosta" os outros debatedores. As pessoas sensatas mudam de idéia quando percebem que estão erradas. Ninguém aqui está defendendo idéias com unhas e dentes.
Eu apenas citei uma opinião de Miguel Reale sobre Mário Ferreira dos Santos. Se isso é sinal de idiotice, por que Miguel Reale não seria idiota também? Ademais, por que Reale, que teria sido amigo de Olavo, não levou em conta as idéias dele sobre Mário Ferreira dos Santos?
O mais ridículo foi dizer que não debateria com fracassados. Ora, por que Olavo diz que são fracassadas pessoas que ele não conhece? Sucesso para ele é ser rico e famoso? Seriam a riqueza e a fama condições necessárias para que alguém seja levado em consideração num debate? Olavo está cada vez mais alucinado.

Marco Aurelio Antunes