¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, fevereiro 17, 2007
 
O SONO PONTIFICAL



Leio na Folha de São Paulo que o metrô paulistano tem outra preocupação além de crateras: o sono de Sua Santidade Bento XVI. "Nos próximos dias, uma equipe da empresa fará uma vistoria no quarto do papa, no mosteiro São Bento, por causa do barulho e da vibração causados pelos trens que passam embaixo do prédio. A missão é encontrar uma solução para para que o papa durma em paz".

Um dos problemas mais graves de São Paulo, como ocorre em toda cidade de Terceiro Mundo, é o total desrespeito pelo sossego alheio. Uma entidade, o PSIU!, teoricamente encarregada de vigiar o nível permissível de decibéis, só serve como cabide de empregos. Em vários bairros da cidade, inclusive em bairros ricos, os paulistanos recorrem em vão ao PSIU!, para depois concluir que a única solução para dormir em paz é mudar de bairro.

Nenhum prefeito ou governador jamais levou a sério o problema do ruído em São Paulo. Agora, só porque vem um papa ao país, as autoridades querem garantir seu direito ao sono. Quem sabe não se interrompe a circulação do metrô nos dias da visita pontifical?

Quanto ao cidadão comum, que precisa blindar janelas e tapar os ouvidos com cera para dormir, que se lixe. Não é papa. Não merece respeito algum.