¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, março 10, 2007
 
SERVIÇOS DE ESTUPIDIFICAÇÃO

Por Emílio Calil
www.emiliocalil.com/blog


Que a imprensa brasileira, em geral, presta um desserviço à nação, não é novidade. Praticamente todas as notícias dos grandes jornais são filtradas, editadas e distorcidas para se fomentar opiniões erradas, enganar o leitor e desenvolver uma nação de imbecis. E não adianta trocar de jornal, todos sofrem do mesmo mal. E ai de você se contestar a opinião desses "grandes profissionais".

Mas o problema, mesmo, é quando se nota o que esses jornais consideram notícias importantes a ponto de ganharem lugares de destaque. Numa rápida passagem entre os portais UOL, Terra e IG, encontrei as seguintes notícias, acompanhadas até de fotos, ocupando os cabeçalhos dos sites:

- Quem rebola melhor? Confira Beyonce e Shakira juntas.
- O mais desejado do Brasil: Saiba tudo sobre Diego, o Alemão do BBB7.
- Qual sua posição sexual preferida? - Pergunta o líder do Coldplay.
- Estudantes picham muros com inscrições anti-Bush em SP.
- Novela propõe o debate: Como enfrentar o turismo sexual?


Honestamente eu não sei como uma pessoa poderia sair para trabalhar sem ler qualquer uma dessas notícias importantíssimas. A estupidifação dos leitores brasileiros vem em doses cavalares, e parece que ninguém mais se importa. Ainda que você não saiba inglês, francês ou italiano, dê uma passada nos sites do Corriere Della Sera, do Le Figaro, do El Pais e da BBC (a de Londres, bem entendido, pois a brasileira também não presta). Veja nesses sites citados se você encontra alguma notícia tão cretina quanto às dos sites brasileiros - não que todos esses jornais transbordem qualidade e imparcialidade, mas compare-os com os nossos e tire suas próprias conclusões.

E aí fico sabendo que o Brasil é 11º país em número de internautas, ou seja, mais e mais brasileiros poderão ter acesso instantâneo às últimas notícias do Big Brother ou poderão participar de pesquisas sobre suas posições sexuais favoritas. Chega a ser cômico, mas não sinto vontade nenhuma de rir.

Cada dia que passa está mais difícil encontrar alguém para uma boa conversa, alguém que consiga falar sobre diversos assuntos com desenvoltura e sem os cabrestos impostos pela nossa imprensa. Alguém que saiba que Che Guevara não foi herói coisa nenhuma, que não culpe as "elites" e a "desigualdade social" pelos problemas da criminalidade, que tenha coragem de dizer que Paulo Coelho não serve nem para papel higiênico, que Raul Seixas é péssimo e por aí vai. E se depender do fantástico serviço de lobotomia dos jornais brasileiros, essas pessoas serão extintas em pouco tempo.

Salve-se quem puder.