¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, março 06, 2007
 
TERRORISTA DOBRA ESTADO ESPANHOL


A imprensa brasileira não tem dado a devida atenção ao caso, mas o terrorismo basco acaba de dobrar um Estado europeu. O etarra Iñaki de Juana Chaos, tendo já cumprido 18 anos de prisão pelo assassinato de 25 pessoas na Espanha, entre estas 17 policiais, foi condenado a mais 12 anos no ano passado por ameaçar um juiz e "elogiar o terrorismo" em cartas escritas da prisão para um jornal separatista basco. Não aceitando esta nova pena, o terrorista entrou em greve de fome, até que a Suprema Corte do país a diminuiu, em fevereiro passado, para três anos.

Mesmo assim, De Juana não aceitou a nova sentença e continuou em sua greve. Em 23 de fevereiro, retirou com as mãos sua sonda nasogástrica e entrou em uma fase que alarmou os médicos que o atendiam. Após 115 dias de greve de fome, com medo de que o terrorista morresse, o ministro espanhol do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, decidiu que o etarra cumprirá a pena de três anos de cadeia em casa, em regime "atenuado", para "evitar a sua morte". De Juana interrompeu sua greve e deve permanecer no hospital. Em caso de recuperação, será enviado para sua casa.

De Juana matou com gosto. Sua sentença não alcançou sequer um ano por assassinato. Não contente de ter matado, ameaçou um juiz e fez apologia do terrorismo. Mas não quer ficar na prisão. Faz então uma greve de fome e volta para casa.

O ministro espanhol do Interior está apontando um caminho para todos os assassinos da ETA que estejam com saudades do aconchego do lar.