¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, abril 28, 2007
 
TRISTES NOTÍCIAS DA ESPANHA



Nestes dias cheios de ameaça, em que o Islã ameaça a Europa, Bush ameaça bombardear o Irã e Putin ameaça ressuscitar a Guerra Fria, um leitor me envia uma notícia deveras preocupante. Parece que as caixas de vinho estão ameaçando a Espanha. Escreve Rodrigo Jovani:

Acabei de ler o texto sobre vinho em tetrapak e devo dizer que concordo com tudo o que foi exposto. O ritual é parte fundamental dos bons momentos da vida. Sem ele, caímos na banalização do fast-food, da culinária de Shoping Center e seus talheres de plástico. Entretanto, devo comentar que isso não é moda só aqui em Pindorama. No tempo em que vivi em Madri (ah... que saudades), o tradicional "vino de la casa", servido em taças nos restaurantes e bares, já era do tipo encaixotado. Acredito que o mesmo ocorra na França. Tive um choque ao descobrir. Senti que estava sendo enganado, mas é uma daquelas tendências aparentemente inevitáveis da modernidade, assim como a tal rolha de plástico... A partir de então passei a pedir sempre vinho em garrafa. É bem verdade que algumas vezes tenho que beber uma garrafa inteira sozinho, mas é um sacrifício que estou disposto a fazer pela causa!

Bem, Rodrigo, deves ter morado mais recentemente em Madri. Morei lá em 87 e nunca vi essas barbaridades. Se visse, abandonaria na hora o restaurante. Diga-se de passagem, de lá para cá tenho visitado Madri quase todos os anos, e também não vi as famigeradas caixas. Verdade que sempre procuro restaurantes com mais de um século de existência, e estes resistem à vulgaridade contemporânea. (Se a cidade me oferece dezenas de restaurantes seculares, não vejo porque freqüentar ambientes com apenas meio século). Em casas como El Sobrino de Botín (de 1725), Gijón, El Espejo, ou naquele magnífico restaurante numa cave do Oriente, não vais encontrar tais heresias.

Quanto às garrafas inteiras, de fato são um problema em Madri. Em meus dias de estudante, morei em Maravillas, bairro nada turístico, cheio de restaurantes singelos, ótimos e a bom preço. Lembro que costumava almoçar por algo entre quatro e seis dólares. A fórmula era interessante: duas ou três opções de entrada e outras tantas de prato principal e sobremesa. Mais media botella de vino, e sempre vinho dos mais palatáveis. Ocorre que o garçom sempre me trazia uma garrafa inteira. Nas primeiras vezes, reclamei:

- Pero no es media botella?
- Beba lo que quiera, caballero.

Que fazer senão aceitar a simpática oferta do garçom? Suponho que em nenhum outro país do mundo um restaurador oferecerá uma garrafa de vinho pelo preço de meia. Desisti de reclamar. Em São Paulo, improvisei uma fórmula interessante. Como sempre almoço fora, tomo meia garrafa e deixo metade para outro dia. Em pelo menos três restaurantes, sempre tem alguma media botellita me esperando. Sem falar que isso me dá a sensação de que o segundo almoço sai sempre mais barato.

Triste receber tal notícia da Espanha. Grosserias destes dias de fastfood. A verdade é que os otários são legião. Certa vez, uma colega de magistério ia para Madri. Passei a ela uma lista dos melhores restaurantes da cidade. Na volta, cobrei: como é que é? Gostou? Me respondeu que não fora a nenhum deles, só freqüentara McDonalds.

Cortei relações com a moça. Por mais tolerante que seja, não posso admitir em meu pequeno círculo uma pessoa que tem oportunidade de degustar a soberba culinária espanhola e opta por sanduíches gordurosos. A tais inimigos da bona-xira deveria ser proibido conceder passaporte.