¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, junho 22, 2007
 
LULA E LUSTROG



Em As Viagens de Gulliver, Swift nos fala da guerra deflagrada entre os dois grandes impérios de Lilipute e de Blefuscu.

"Estas duas poderosas potências têm, como ia dizendo, andado empenhadas, durante trinta e seis luas, numa guerra muitíssimo acesa, e motivada pelo seguinte: toda gente concorda em que a maneira primitiva de partir os ovos antes de serem comidos, é bater com eles no rebordo de qualquer prato ou copo; mas o avô de Sua Majestade imperial, em criança, estando para comer um ovo, teve a infelicidade de cortar um dedo, o que deu motivo a que o imperador, seu pai, lavrasse um decreto, em que ordenava aos seus súditos, sob graves penas, que partissem os ovos pela extremidade mais delgada. Este decreto irritou tanto o povo, que consoante narram os nossos cronistas, houve por essa época seis revoltas, em uma das quais um imperador perdeu a coroa".

As guerras entre os dois impérios continuaram a fazer mais e mais vítimas. Os imperadores de Blefuscu, em defesa de suas posições, empunhavam o quinquagésimo quarto capítulo do Blundecral (que era o Corão lá deles) onde o grande profeta Lustrog afirmava que todos os fiéis quebrarão os ovos pela ponta mais conveniente.

Impossível não evocar Swift quando Lula diz ao comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito, que "a Aeronáutica deve tomar todas as medidas que considerar adequadas para estabelecer o fluxo e a normalidade do tráfego aéreo". O Supremo Apedeuta já está dominando com virtuosismo a linguagem dos profetas.