¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, junho 18, 2007
 
A MODÉSTIA DO SUPREMO



Com a volta de Sua Santidade Bento XVI a Roma, o Supremo Apedeuta retomou a liderança no festival nacional de besteiras. O Brasil vive o seu melhor momento econômico desde que a República foi proclamada, disse hoje Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa de rádio "Café com o Presidente". Modesto, o Supremo. Em verdade poderia ter sido mais abrangente. Segundo sua ótica, o Brasil vive seu melhor momento econômico desde a criação do universo.

"Todo mundo está percebendo que nós conseguimos combinar crescimento com controle da inflação. E mais importante, todo mundo conseguiu perceber que nós estamos fazendo o crescimento das exportações e o crescimento das importações e o crescimento do mercado interno", destacou. Duas observações se impõem. Em primeiro lugar, Lula assume o controle da inflação como sendo obra de seu governo. Ora, a inflação foi controlada por Fernando Henrique Cardoso e sua equipe, com o Plano Real. Plano que aliás o PT tanto combateu, até concluir que não era boa política combater algo que libertava o país da corrosão provocada pela inflação. Em segundo lugar, sua afirmativa em nada difere daquela corrente durante o governo Médici: a economia vai bem, o povo vai mal.

"Eu posso hoje dizer ao povo brasileiro, com muita tranqüilidade, que mesmo aqueles que são pessimistas ou mesmo aqueles que querem torcer contra o governo - porque a verdade é que tem gente que gosta que as coisas não dêem certo para eles poderem dizer que têm razão - é que o Brasil vive o seu melhor momento desde que a República foi proclamada. Eu não tenho dúvida de dizer isso".

Poderia acrescentar que nunca antes neste país - conforme seu bordão - a corrupção viveu momento melhor, comprando deputados, senadores, policiais e juízes das cortes supremas. Soube-se na semana passada que 91% dos policiais em São Paulo recebem propina da máfia do jogo. Que farão as autoridades? Expulsarão e punirão estes 91%, deixando a função policial a cargo dos 9% que ainda não se corromperam? A corrupção se tornou tão banal, que já não há memória humana que consiga lembrar dos detalhes do penúltimo escândalo. Os relatórios investigativos já são medidos por gigabytes.

Poderia ainda dizer que neste governo republicano - como gosta de sublinhar o ministro comunista da Justiça - as favelas vivem o auge de seu poder, expulsando à bala os policiais que nela tentam entrar para cumprimento da lei. Já há países dentro deste país onde o poder de polícia não mais se exerce. Caberia também destacar que o PT promoveu farta distribuição de renda, através de malas e cuecas recheadas de dinheiro vivo. Que o Estado está financiando, com o dinheiro do contribuinte, uma vasta quadrilha de celerados, que invadem fazendas e próprios do Estado, seqüestram pessoas e depredam centros de pesquisa, sem que a polícia possa intervir. Que o país produziu fato jamais visto no concerto das nações, promovendo um oficial assassino e desertor a general.

Pareceu-me tímido o pronunciamento do presidente. Seu governo é responsável por mais insólitos e portentosos feitos. Lula, modesto, parece ter preferido omiti-los.