¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, fevereiro 16, 2008
 
MARTA RELAXA E GOZA INAUGURA
GREAT BRAZIL PICARETAGEM




Foi inaugurado ontem o trem de luxo Great Brazil Express, que percorrerá o trecho entre Ponta Grossa e Cascavel. A solenidade aconteceu em Morretes (PR) e contou com a presença da ministra do Turismo, Marta Suplicy. Mas atenção: o trem não é para viajar. Faz parte de um pacote turístico que inclui, além do passeio ferroviário, visita para as cataratas do Iguaçu. As saídas ocorrem desde Curitiba ou do Rio de Janeiro.

Vejamos agora os preços. Começam em 2,3 mil euros (cerca de R$ 5,8 mil) saindo da capital paranaense para Foz do Iguaçu, para um passeio de sete dias em outubro. A tarifa mais cara é para saída de Foz do Iguaçu até o Rio de Janeiro, entre julho e agosto, com duração de 10 dias para a viagem: 3,5 mil euros (cerca de R$ 8,9 mil). O trecho entre Ponta Grossa e Cascavel passa pelas cidades de Curitiba, Morretes, Antonina, Piraquara, Castro, Guarapuava, Irati e Tibagi. Estes preços incluem todas as refeições e bebidas no trem, entradas para os passeios, hotéis e taxas.

Vejamos agora os preços de um Eurail Pass na Europa, viajando em primeira classe naqueles soberbos trens europeus. Quinze dias, 747 euros. 21 dias, 968 euros. Um mês, 1.201 euros. Três meses, 2.093 euros. Há uma fórmula ainda mais barata, o Saver Pass. E se você tiver menos de 26 anos, os preços baixam pela metade. Quer dizer, para girar três meses na Europa, você paga menos do que por dez dias no Brasil.

Verdade que estes preços não incluem refeições nem bebidas, hotéis nem taxas. Mas trem, na Europa, é um meio de transporte ao alcance de todos os cidadãos. E não um pacote turístico, ao alcance de turistas ricos. Com o Eurail Pass, em vez de Curitiba, Morretes, Antonina, Piraquara, Castro, Guarapuava, Irati e Tibagi, você tem Lisboa, Madri, Barcelona, Toulose, Roma, Bolonha, Veneza, Paris, Bruxelas, Amsterdã, Munique, Stuttgart, Berlim, Copenhague, Estocolmo. E quantas mais cidades quiser. Em verdade, toda e qualquer cidade da Europa onde chegue um trem.

A Great Brazil Picaretagem é obviamente dirigida a turistas estrangeiros. Tanto que já fornece seu preço em euros. Mas europeus ou americanos não são tão estúpidos quanto imagina a dona Marta Relaxa e Goza. O pacote brasileiro só tem de interessante as cataratas. Pela metade do preço, um parisiense voa até lá, sem ter de perder seu tempo passando por cidades sem charme algum. Pelo preço proposto pela tal de Great Brazil, pode-se passar um mês nas ilhas gregas ou canárias.

Alguma crise de afonsocelsismo deve ter acometido as autoridades do turismo no Brasil. É claro que este trem de luxo tem seus dias contados.