¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, agosto 22, 2008
 
SOBRE VIAJAR



Escrevi outro dia que quem viaja em excursão não viaja. Envolto em uma bolha de brasilidade, leva o Brasil consigo nas viagens. Leio agora no Nouvel Observateur relato de um viajante mais radical, o britânico Colin Thubron. Viajante profissional, já escreveu vários livros sobre o tema e fez recentemente a rota da seda, da Turquia à China. Do que resultou um livro, L’Ombre de la route de la soie. Thubron gosta de viajar sozinho. Acha que a companhia de uma só pessoa pode envolvê-lo em uma bolha de europeidade.

- Quais são as qualidades requeridas para um bom escritor-viajante? A paciência, a vontade, a cultura, um estômago resistente? – pergunta o repórter do Nouvel Obs.

- Antes de tudo, é preciso saber deixar para trás de si sua própria cultura e seus preconceitos. Certo, não se pode jamais nos desfazermos inteiramente da própria educação e de seus reflexos culturais: é uma bagagem que se porta sempre, sobretudo quando pertencemos à tradição do Iluminismo, como ingleses ou franceses. Mas é preciso aprender a refutar esta herança. Daí a necessidade de viajar só: se eu viajo com um amigo francês, apesar de nossa diferença de nacionalidade, nós ficaríamos encerrados em uma bolha de europeidade, com o risco de achar os outros bizarros ou risíveis. Mas se eu viajo só, sou eu que sou bizarro aos olhos dos outros, o que me força a entender mais depressa onde estou. A sensibilidade exacerbada de minha própria singularidade, de minha própria vulnerabilidade, me permite fazer o esforço necessário para compreender a cultura do outro. Nestas condições, o normal, o compreensível, é o que me cerca; a diferença, sou eu que a encarno.

Longe de mim contestar quem faz das viagens profissão. Mas me permito discordar. Ninguém consegue deixar para trás sua própria cultura. Própria cultura não é sinônimo de preconceitos. A propósito, costumo afirmar que não tenho preconceitos, mas pós-conceitos. Se abomino muçulmanos, passei a abominá-los não antes de conhecê-los, mas depois. Brasileiro, sou ocidental e claro que herdeiro do Iluminismo. Não vejo razão alguma para refutar tal herança. Por que razões deveria renunciar à minha cultura para tentar entender as outras? Thubron parece ser mais um desses contestadores da cultura ocidental que só consegue se expressar... dentro da cultura ocidental.

Viajar é comparar. Em cada viagem, carregamos nosso passado como uma mochila nas costas. Não adianta tentar fugir disto. Não que eu veja o mundo como brasileiro. Vivi em outros países e tenho outros parâmetros de comparação. Mas sempre fazem parte de meu passado. Por que despir-me do que vivi? Para entender porque os chineses matam suas filhas? Para entender porque os muçulmanos cortam o clitóris e costuram a vagina de suas crianças? Para entender porque os indianos queimam as viúvas? Thubron que me desculpe. São coisas que não entendo e jamais entenderei. Ocidental, não refuto minha herança. Para viajar, não me dispo. Porto minha cultura e dela não me envergonho. Nas declarações de Thubron há um manifesto repúdio ao Ocidente que o abriga, sustenta e publica seus livros. Conheço a raça. Vivem em Paris ou Londres, mas sempre sonham com Benares ou Calcutá. Claro que jamais viverão lá. Mas sempre proclamam que viver lá é melhor.

Thubron tem um bom hábito, o de aprender as línguas dos países para onde viaja. Claro que os rudimentos, ou então viajar só seria permissível aos grandes poliglotas. É excelente idéia. Com um vocabulário mínimo podemos nos virar em qualquer país. Não custa nada munir-se de um dicionário básico antes da viagem, sem falar que todo conhecimento de línguas nos enriquece.

Thubron gosta de viajar só. É uma opção. Eu não consigo. Não entendo estar em um bom restaurante, degustando um bom prato e um bom vinho... sem ter com quem compartilhar a festa. Há restaurantes em Paris e Madri nos quais jamais entraria se estivesse só. Me sentiria um paria, um intocável. Aliás, nunca vi alguém só nesses restaurantes. Seria um reles glutão. Se eu viajasse só – hipótese que não me ocorre – acho que só comeria sanduíches, discretamente, no mais discreto boteco da esquina.

Não falo só de comer e beber. Seria para mim muito triste percorrer cidades ou paisagens deslumbrantes sem ter com quem dividi-las. Há quem goste de viajar só. Tudo bem, cada um com seu cada qual. Para mim, é deprimente. As coisas boas da vida devem ser divididas ou não têm graça.

Já tive de viajar só, por razões profissionais. Me senti como um fantasma. Vou mais longe: a companhia há de ser feminina. Amigos me convidam para viagens e sempre me recuso. A viagem só é boa quando se tem alguém para fazer cafuné.