¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, setembro 27, 2008
 
ARCEBISPO REJEITA BÍBLICA PUNIÇÃO


Leio que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) quer a abertura dos arquivos do regime militar e a punição dos torturadores que atuaram a serviço da ditadura. Foi o que defendeu ontem o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, com o alerta de que "perdão não é sinônimo de impunidade", e a defesa da tese de que "a abertura dos arquivos poderá elucidar e trazer a lume uma página dolorosa da história".

Ora, longe de mim pretender defender a tortura. Mas temos de admitir que é punição legítima, defendida pelo livro que embasa a fé de Dom Geraldo. Na Bíblia, mais precisamente no Apocalipse, quando o quinto anjo toca a sua trombeta, abre-se um poço no abismo. Dele sobe fumaça, que escurece o sol e o ar.

9, 3 - Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra. 4 Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na fronte o selo de Deus. 5 Foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem. E o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. 6 Naqueles dias os homens buscarão a morte, e de modo algum a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

Se cinco meses buscando a morte sem encontrá-la não é tortura, então não entendo o idioma da Bíblia.