¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, outubro 22, 2008
 
BERDIMUJAMEDOV E
O KNOW-HOW NOSSO



Gurbanguli Berdimujamedov, presidente do Turcomenistão, imbuído por aquele conhecido trejeito do “nunca antes neste país”, ordenou aos artistas que representem melhor a magnitude da ressurreição do país, a partir de sua chegada ao poder. E baixou decreto neste sentido, a respeito de "roteiros de filmes, canções, romances literários, contos e grandes poemas". Em suma, os artistas devem enaltecer seu governo.

Berdimujamedov não entende das coisas, nem tem jogo de cintura. Seu decreto é inábil e lhe confere uma imagem de tiranete asiático. Bem que podia recorrer ao know-how tupiniquim. Cria-se uma lei de incentivos fiscais e toda a classe artística se põe a louvar o governo. Que se dá ao luxo de posar como incentivador da cultura e das artes.

Claro que a lei não se chamaria Rouanet. Mas sim lei Gurbanguli Berdimujamedov de Incentivo às Artes e aos Artistas. Berdimujamedov não seria mais visto como um tiranete asiático. Mas como um estadista que entendeu as necessidades culturais do Turcomenistão. Além do mais, ganharia a subserviência unânime, total e irrestrita, dos intelectuais de seu país.