¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, outubro 23, 2008
 
REVERENDO BRITÂNICO COMPARA
GABEIRA A BÍBLICO ASSASSINO



Quando Dona Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy insinuou em campanha eleitoral a homossexualidade de Gilberto Kassab, não faltou quem comparasse esta intromissão na privacidade do candidato com a entrevista de Fernando Henrique Cardoso a Boris Casoy, em 1985, quando este perguntou se ele acreditava em Deus. FHC vacilou isto teria sido decisivo para sua derrota por Jânio Quadros nas eleições para prefeito de São Paulo.

Está se comparando triângulos com laranjas. Homossexualidade é questão de foro íntimo e ninguém está obrigado a exibir o sexo na televisão e jornais. Já é bom saber qual a crença de cada candidato. Não só a crença em Deus, como ainda a que religião pertence. Imagine se um pastor evangélico é eleito prefeito de uma cidade como São Paulo. Dia seguinte, ele baixa lei permitindo que os templos façam quanta algazarra quiserem para exorcizar os demônios. Para os evangélicos, o demônio é surdo e só sai do corpo do crente quando conjurado em altos berros.

Mas não era disto que queria falar. Anteontem, a Folha de São Paulo fez a Fernando Gabeira a fatídica pergunta feita a FHC: você acredita em Deus? O intrépido ex-guerrilheiro - que teve o destemor de erguer-se em armas contra o Exército nacional - como cão medroso que foge com o rabo entre as pernas, saiu pela tangente:

- Defendo liberdade de religião. Tenho em relação aos verdadeiros religiosos duas afinidades. A primeira é a compaixão como sentimento mais importante. A segunda é o relativo desapego a bens materiais.

Quer dizer, não disse nada. Por um lado, ficaria mal para um intelectual que posa de esclarecido admitir sua crença em superstições milenares. Por outro, ele sabe muito bem que neste país ateu perde mais votos que homossexual. A Folha insiste: e divindade, Deus? De novo Gabeira foge à pergunta:

- Essa noção é ocidental. Se você tem compaixão, desapego a bens e está junto das pessoas, acreditar em Deus não fará diferença na relação de fraternidade.

De novo, não respondeu. Além do mais, disse bobagem. A noção de Deus não é ocidental. Diga-se de passagem, vem do Oriente. Existia antes mesmo do conceito de Ocidente.

Gabeira, empatado com seu oponente, está namorando os evangélicos. Uma mãozinha divina faz diferença, se faz! Ontem, em Campo Grande, recebeu o apoio do líder da Igreja Reina, o bispo Hermes Fernandes, e de pastores da Assembléia de Deus e das igrejas Batista e Presbiteriana. O reverendo inglês Martin Scott, em visita ao Brasil pela Pioneer Church, comparou-o a Moisés.

"Moisés se inquietou muito com a pobreza e a escravidão em que o povo se encontrava na época. Atravessou uma época sendo mal compreendido, uma temporada de exílio, mas voltou para o seu povo. Ele ficou relutante e teve dificuldade para aceitar aquele chamado. Não estou dizendo que você é como ele, mas há uma comparação", afirmou Scott.

Como Moisés, Gabeira de fato teve de optar pelo exílio. Por pertencer a um grupo armado e por ter seqüestrado um embaixador americano. Mas não matou ninguém. O que o reverendo não contou é que Moisés exilou-se por ter assassinado um feitor no Egito. Começou sua carreira de patriarca com um crime.

Para o reverendo Scott, que parece estar ainda no século 13 A.C., "a Bíblia é clara quando diz que os apontados para cargos públicos são apontados de Deus. Esse é o momento mais importante da sua vida, quando todos os motivos para você ter nascido estão para se cumprir". Logo Gabeira, o defensor da liberação da maconha e do casamento entre homossexuais. O reverendo parece não ter lido o Levítico: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação”.

Isto é o de menos. Começando sua vida como assassino, Moisés, já na condição de líder de Israel, manda passar a fio de espada nada menos que três mil judeus. Exatamente o mesmo número de assassinatos pelos quais Pinochet foi acusado de genocídio. Lemos no Êxodo, 32:

25 Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos), 26 pôs-se em pé à entrada do acampamento, e disse: Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi. 27 Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo acampamento de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. 28 E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo naquele dia cerca de três mil homens.

Fosse Gabeira comparado a Pinochet, certamente se sentiria caluniado. Claro que não recusará a comparação ao bíblico assassino. Não vai jogar fora preciosos milhares de votos.