¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, junho 21, 2009
 
MOZART FALSO MÚSICO


De Gaspa, recebo:

Seguindo a lógica do Dimenstein, logo logo quem quiser ser ator ou diretor de teatro ou televisão, vai precisar de um curso de Artes Cênicas, cineasta vai precisar faculdade de Cinema, e só vai poder trabalhar como pintor quem tiver concluído um curso superior em Artes Plásticas. Todo cantor de boteco vai precisar de um diploma em Música, deejays vão precisar de curso superior de Produção Musical. Não demora muito, para se ser prefeito, o candidato vai precisar de um curso de Administração com habilitação em Gestão de Cidades.


É por aí, Gaspa. No que diz respeito aos músicos, os corporativistas já cercaram a profissão. Você não é músico só porque domina um instrumento. Segundo a lei nº 3857, de 1960, só podem exercer a música como atividade profissional aqueles que forem filiados à Ordem dos Músicos do Brasil, se submetam ás provas de qualificação da guilda e retirem sua carteira profissional. Para obter a carteira de músico profissional, o candidato deve fazer uma prova escrita de conhecimentos básicos de teoria musical e tocar duas partituras (uma de sua escolha e outra determinada pela banca examinadora). Uma vez obtida a carteira, você tem de pagar uma anuidade.

Ou seja, se Mozart fosse um brasileirinho, seria um falso músico caso não se submetesse ao exame e à extorsão da sapientíssima Ordem dos Músicos do Brasil. Quanto a ser presidente, senador ou deputado, não precisa habilitação nenhuma. Qualquer analfabeto pode.