¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, julho 28, 2009
 
QUANDO BAIXA
AUTO-ESTIMA É
ESTIMA DEMAIS



Leio nos jornais que a Ana Paula Meira, pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), descobriu que estudantes cotistas, mesmo depois de passar em concorridos vestibulares, ainda se escondem por causa de baixa auto-estima e do racismo. "O racismo coloca as pessoas sempre à margem. Você duvida que possa estar fazendo o que é certo, que pode ser bonita e inteligente", afirma Ana Paula. "É dificílimo achar um cotista, as pessoas se escondem", descreve a mestranda em Política Pública e Gestão de Educação.

Racismo é existir o sistema de cotas. Racismo é achar que um negro vale mais que um branco só porque é negro. Racismo é excluir alunos pobres da universidade só porque têm a pele branca. Racismo é o que o sistema de cotas quer incentivar no país. Luta de classes morta, luta racial posta. Com o desmoronamento da União Soviética e do comunismo, o conflito de classes não pode mais ser empunhado como bandeira política. Era preciso encontrar um novo conflito. Existem pretos e brancos no mundo? Então vamos jogar os pretos contra os brancos, sempre em nome da liberdade e dos direitos humanos.

Segundo o que leio, Ana Paula Meira critica a iniciativa do partido Democratas que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra o sistema de cotas. Ela classifica a iniciativa de "reacionária" e refuta o argumento de que o recorte pela renda tornaria a política afirmativa mais justa e eficaz. "A maioria dos negros é pobre, mas o que está em voga não é só o econômico. O que socialmente está torto é o racismo", defende.

De fato, minha cara doutoranda, o que socialmente está torto é o racismo. Está torto este racismo que privilegia alguém em função da cor, seja qual cor seja. Sou contra cotas seja para homens brancos, negros, azuis, verdes ou amarelos. Racismo é defender cotas.

Se cotista tem baixa auto-estima é porque tem auto-estima demais. Cotista não devia nutrir sequer um pingo de estima por si mesmo. Entrou na universidade pela porta dos fundos. Deveria sair pela mesma porta e não pela porta da frente. Pessoalmente, penso que devia constar de todos os diplomas, daqui pela frente, se o diplomado entrou pelo sistema de cotas ou se disputou lealmente sua vaga na universidade.

Afinal, se cotas é algo do qual nenhum beneficiado não deve envergonhar-se, por que não constar do diploma?