¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, setembro 25, 2009
 
OS VERDES E VERMELHOS
CONTRA CARNE VERMELHA



De Augusto Oliveira, recebo:

Olá, Janer

No assunto carne, tenho que agradecer, você faz melhor do que muitos representantes de classe que não sabem defender o produto que vendem. Uns dois meses atrás na Veja saiu uma matéria muito boa acho que o título era: "Vaca, a melhor amiga do homem". Mas os vegans sao insistentes. Vou te mandar um texto que mostra bem como o consumo de carne foi importante no nosso desenvolvimento:

http://meavels.blogspot.com/2008/07/o-que-aconteceria-se-o-homem-fosse.html

Vagando pela net encontrei as informações que resumi abaixo:

Diversos estudos mostram a correlação entre o ferro e o zinco na capacidade de cognição, ou seja, na inteligência. A carne vermelha é uma das fontes mais ricas e que apresentam maior biodisponibilidade nesses dois minerais.

Um trabalho com 544 garotos realizado ao longo de dois anos por cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos concluiu o seguinte: aquelas que comiam carne vermelha cresciam mais e apresentavam melhor desempenho escolar quando comparadas com a meninada vegetariana.

O consumo de carne, como vimos, foi primordial na evolução de nossa espécie e ainda é fundamental no bom desenvolvimento dos indivíduos. A carne vermelha, entretanto, é especialmente mais mal-vista, ou difamada, do que a carne branca. Qual a razão da coloração avermelhada? Devido ao maior índice de mioglobina contida nela. A mioglobina é uma proteína que serve como reserva de oxigênio, e que possui Ferro na sua estrutura molecular.

A carne é vermelha essencialmente por isso. Ou seja, é mais nutritiva. Quanto à atual perseguição já escrevi a respeito também:

Nas páginas amarelas da Veja passada uma ambientalista declarou algo como 20% do efeito estufa é causado pela produção de carne vermelha e quem tem consciência ecológica deve diminuir o consumo de carne. Ai minha picanha, minha ponta de costela, lá vem eles de novo.

Não sei qual a acurácia desse dado que ela colocou, se for igual à história de que um quilo de carne para ser produzido consome 15 mil litros de água, então dá licença, é uma mentira, é uma besteirada pura. Vamos fazer uma conta simples da recria nesse caso dos 15 mil litros de água:

Engorda bovina média anual: 120 quilos de peso vivo = 62,5 quilos de carcaça = 48 quilos de carne. Consumo médio de água anual: 35 litros dia = 12775 litros ano. Portanto: 12775 litros/ 48 quilos de carne= 266 litros pra cada quilo de carne produzida.

Isto sem falar na reciclagem de água pela urina, transpiração, excrementos, etc. Quem chamou atenção pra esta reciclagem foi o Xico Graziano, se depender dos representantes de classe - da CNA que arrecada milhões anuais dos produtores - a carne, a soja e todos os produtos rurais podem ser vilipendiados à vontade, embora a Kátia Abreu esteja mudando um pouco isso agora. A falta de um midia watch nesse caso é de dar nojo. (...) O que acontece é que a pecuária, pelas suas caracteristícas, é uma atividade desbravadora, então os verdinhos detestam ela, assim como os vermelhinhos detestam os produtores rurais. Pronto! Juntou a fome com a vontade de comer.