¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, janeiro 27, 2010
 
NEGRO NÃO PODE. LOIRO
DE OLHOS AZUIS PODE!



Desde há muito venho denunciando – e suspeito que sou o único a denunciar – a mania politicamente correta de boa parte da imprensa européia de omitir nome, origem e etnia de criminosos quando estes são árabes ou negros. Na França, por exemplo, para identificar os árabes e negros que queimam milhares de carros nos réveillons, os jornais usam um eufemismo divino, les jeunes. Os jovens. Se for cidadão nacional, de longa estirpe e boa cepa, o nome vai para a primeira página dos jornais. Imigrante, jamais. Leio usualmente jornais da Suécia, França, Espanha e Itália. Nunca li alguma determinação escrita sobre este silêncio. A censura é tácita, sem diploma legal algum que a determine. Está no bestunto dos jornalistas.

Leitor da França me envia hoje notícia do Le Point que desvela as raízes da interdição. A UMP (Union pour un Mouvement Populaire) – partido de centro-direita que tem maioria na Assembléia Nacional francesa e elegeu Nicolas Sarkozy – publicou em seu site uma foto com jovens negros, como ilustração sobre a delinqüência dos “jovens”. Escândalo no Cran (Conseil représentatif des associations noires). Seu presidente, Patrick Lozes, anunciou ontem ter pedido audiência com Xavier Bertrand, Ministro do Trabalho, das Relações Sociais, da Família e da Solidariedade, para protestar contra a publicação. "Como pode um grande partido reciclar em seu site oficial estereótipos desta natureza – indigna-se o fundador do Cran –. Não é digno do primeiro partido da França. Urge que a UMP e seu secretário geral dissipem este mal-entendido".

O Partido Socialista, por sua vez, embarcou em cheio no politicamente correto. O eurodeputado Harlem Désir, membro da direção do PS, denunciou uma "muito grave falta moral. Esta enésima derrapagem, no site do partido majoritário,é odiosa e ilustra mais uma vez os perigos da disputa entre a UMP e o Front National (partido de Le Pen) às vésperas das eleições nacionais".

Os verdes embarcaram no mesmo discurso. Ontem ainda, Djamila Sonzogni, porta-voz nacional do Partido Verde, denunciou em um comunicado a "escalada racista" da UMP. "Já é tempo de o partido presidencial cessar de tomar os imigrantes e seus descendentes como reféns. É preciso ser loiro de olhos azuis para que a UMP não faça pesar sobre todos as piores suspeitas?"

Ordem dada, ordem cumprida. A UMP retirou imediatamente de seu site as fotos da afrodescendentada. Djamila Sonzogni disse-o bem. Claro está que se ilustrar a delinqüência com loiros de olhos azuis, nada obsta. Pode publicar fotos à vontade.