¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, agosto 16, 2010
 
MENSAGEM DO CALIL


Saudações, Janer!

Como vai? Li teu artigo sobre a tal ‘nomofobia’ e me diverti com os sintomas enfrentados por quem fica longe do celular. Não fico ansioso, tenso ou em pânico porque deixei o celular em casa, mas sinto-me um tanto ‘incompleto’. Porém, o celular pouco me preocupa, afinal amigos podem ligar na empresa, mandar e-mail ou me chamar no Messenger ou Skype. Se alguém disser que não conseguiu falar comigo é porque não quis.

Enfim, sem celular, até passo. Mas não sem internet. Especialmente no que diz respeito aos tal dispositivos mobiles. Meu celular é antigo e limitado, pois -- veja só -- serve apenas para fazer e receber ligações. Mas há dois anos ganhei do meu sogro um aparelhinho que tornou-se um amigo inseparável: um iPod Touch.

Na época, eu via o iPod apenas como um dispositivo para ouvir músicas. Mas ao mexer na versão Touch, descobri que era muito mais do que aquilo. Basicamente, o iPod Touch é idêntico ao iPhone, mas sem a função de telefone. Ao começar a brincar com ele, vi que o que tinha em mãos era quase um notebook de bolso. Podia acessar meus e-mails, navegar pela web (onde há Wi-Fi disponível), consultar o tempo e fuso horário no mundo, ouvir música, assistir vídeos, escrever rápidas anotações e por aí vai. Mas há um ano mais ou menos, instalei um aplicativo gratuito que tornou o iPod ainda mais interessante: um leitor de e-books chamado Stanza. Assim, consegui entupir o aparelhinho de PDFs, DOCs e e-books que dificilmente eu leria na tela do computador.

A tela do iPod é minúscula para leitura, de fato, mas há a opção de se aumentar a fonte do texto, o que facilita muito. Com isso, já li mais de 20 livros num espaço de tempo curto. Sem falar na praticidade. Consigo ler em qualquer lugar e em qualquer ocasião. É particularmente útil quando estou passeando com a futura esposa em shoppings e ela decide ver bijuterias ou sapatos. Deixo-a ficar o tempo que quiser nas lojas, enquanto eu me aprumo em algum café e retomo minhas leituras. Nunca fiquei tão feliz em levá-la a shoppings ou salões de beleza...

Ultimamente minha atenção tem se voltado para o iPad, a versão maior do iPod. O preço ainda está proibitivo, mas considero uma aquisição para o ano que vem. Enfim, é um brinquedinho que acho que você gostaria, caso resolva dar chance a algo do gênero. Não substitui o papel, mas facilita o acesso a vários livros de uma só vez.

Grande abraço,

Emílio Calil