¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, setembro 29, 2010
 
RECÓRTER TUCANOPAPISTA HIDRÓFOBO
LOUVA PASTOR EVANGELISTA HISTÉRICO



Cultivo certos hábitos perversos. Um deles é assistir aos programas dos pastores televisivos nas madrugadas. Ver aqueles vigaristas pregando sandices para milhares de pessoas extasiadas, que parecem estar ouvindo a voz de Deus, é uma lição e tanto sobre a humana estupidez. Meus prediletos são R. R. Soares e Silas Malafaia. O primeiro pertence à raça daqueles camelôs capazes de vender geladeiras no Pólo Norte. O segundo ameaça os crentes com as chamas do inferno, dando pulinhos histéricos e emitindo gritinhos com voz de taquara rachada, com um dedo sempre acusador assestado contra os pecadores.

De repente, se torna manso e passa a vender bíblias e interpretações da Bíblia, todas visando um único fim, o sucesso financeiro. É o que está comendo pelas beiradas as hostes da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Enquanto esta prega a pobreza, os ditos neopentecostais vendem um deus que quer sua prosperidade econômica. Basta você crer e seus problemas financeiros estão resolvidos. Basta orar nos templos e ouvir os pastores – e pagar o dízimo, é claro – e no dia seguinte você terá mansão com piscina, conta corrente gorda nos bancos e carros importados na garagem. Interessante observar que os crentes, quando entrevistados, jamais mencionam carros nacionais. Todos têm carros importados.

Ainda há pouco, Silas Malafaia anunciava a Unção Financeira dos Últimos Dias, na qual o Senhor realizará uma grande transferência de riqueza dos ímpios para os justos. Para você ser beneficiado com essa transferência, basta plantar uma semente de fé de 610 reais. Em pouco tempo, esta sementinha começará a frutificar. Paz em Cristo!

Para o pastor, há muito deve vir frutificando. Pois há uma malafaiada danada no divino mercado. É pai, mãe, filha, cunhado e parentes outros. Isso que a sementinha de fé não é para qualquer mortal. É mais de um salário mínimo. Perplexo, contemplo nas madrugadas aqueles magotes de panacas deixando-se levar pela lábia dos pastores. Se bem que cansei. Hoje, praticamente abandonei este vício. De vez em quando, tenho recidiva.

Mas há um outro que não largo. O de ler cronistas medíocres. Sei lá por quê. Talvez porque ao lê-los tenho uma idéia da miséria intelectual que me envolve sem sair de casa. Meu dileto é o recórter tucanopapista hidrófobo da Veja. É o mais divertido dos medíocres. Seus pulinhos e gritinhos histéricos em relação ao PT e sua subserviência incondicional ao PSDB me lembram o Malafaia.

Só que seus gurus acabam por traí-lo. Durante anos, condenou o PT qualificando a tal de bolsa-família como bolsa-cabresto ou bolsa-esmola. E não é que agora seu ídolo, desesperado ante o desastre eleitoral que o espera no próximo domingo, não só prometeu aumentar a bolsa-esmola como também acena com uma décima terceira esmola ao ano? Coisas que acontecem. Ante a proposta de Serra, o recórter fez ouvidos de Mercadante.

Minha associação do recórter tucanopapista hidrófobo com o pastor vigarista histérico pelo jeito procede. Me alerta um leitor:

Você viu a última de Reinaldo Azevedo? Caiu na lábia do pastor Silas Malafaia, um eloqüente vendedor de livros assembleiano. Ao que parece, Azevedo gostou da adesão de Malafaia à candidatura de Serra. Logo o jornalista de Veja, que não é chegado a religiões protestantes que adoram uma teoria da prosperidade. O tal Malafaia oferece milagres financeiros via transferência de rende divina dos ímpios para o seu rebanho. É demais...

Em sua coluna de hoje, o recórter faz uma louvação desbragada de Malafaia.

Um pronunciamento exemplar de Silas Malafaia, líder evangélico, sobre liberdade de expressão, religião e eleições

Abaixo, segue um vídeo de um líder evangélico que costuma ter opiniões muito claras — o que alguns confundem com posições polêmicas. Aliás, no Brasil, ultimamente, se você evita a ambigüidade, logo vira um “polêmico”. Trata-se do pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus Vitória em Cristo. Ele faz uma das melhores defesas que já ouvi da liberdade de expressão e trata de modo muito correto a relação entre fé e política.

Não estou me alinhando com esta ou com aquela opiniões (sic!) de Malafaia. O que me interessa em sua fala é a abordagem irretocável sobre democracia e estado de direito. Assista. Volto em seguida.


E tudo isto por quê? Porque o divino pastor passou a apoiar o santo homem José Serra. Se amanhã Fernandinho Beira-Mar ou Marcola apoiarem o tucano, o recórter neles conseguirá encontrar alguma virtude. Se um cachorro apoiar o Serra, dia seguinte teremos uma ode ao cachorro.

Vergonha para o jornalismo nacional. Veja vai mal.