¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, setembro 23, 2011
 
REYKJAVIK, ADEUS!


Tudo que é bom dura pouco, dizem as gentes. Com o real valorizado, viajar ao Exterior estava sendo muito confortável. Nesta última semana, o estrangeiro ficou um pouco mais longe de nós. E eu, logo eu que vivo recomendando aos leitores que aproveitem o bom astral do câmbio, me deixei pegar de calças curtas. Estou partindo mês que vem. As passagens, comprei-as ainda no bom câmbio anterior. Os hotéis, deixei para hoje e senti uma certa dor no bolso.

Dor no bolso, mas não muita. Estou reservando bons hotéis a preços que não conseguiria em São Paulo. Algo em torno a 100 euros para duas pessoas. Em Paris, no entanto, os preços decolaram. Em hotel que, ano passado, paguei cerca de 150 euros, agora vou pagar mais de 200. Em compensação, encontrei um hotel divino em Budapeste, pelo qual pagarei 124 euros. É hotel até que meio suntuoso para meu gosto. Ocorre que abriga um dos bares que mais adoro em toda a Europa, o Café New York. Nele, me sinto como se estivesse bebendo em uma catedral. Até dispensei o café do hotel. Vou tomá-lo neste singelo boteco:
http://www.budapestzin.com/2007/10/caf-new-york.html

Difícil dizer se conheço café mais solene na Europa. Adoro o Oriente e o Gijón em Madri. O Bofinger e o Julien em Paris. (Em verdade, são mais restaurantes). O Café en Seine, em Dublin. O Greco em Roma, o Florian em Veneza. Mas nenhum destes tem aquelas colunatas do New York, que lembram o baldaquino de Bernini no Vaticano. É o que me dá a sensação de estar bebendo em uma catedral.

À tardinha, degustarei um Egri Bikaver às margens do Danúbio, ao som de violinos magiares. Espero conseguir sair dos limites do hotel. Buda e Pest têm restaurantes soberbos – entre eles o Gundel, considerado um dos mais refinados do Leste europeu. Suponho que terei estímulos suficientes para sair do New York. Se alguém ainda lembra do Anjo Exterminador, do Buñuel, entenderá meu drama. Diversas pessoas se reúnem em uma casa para um jantar. As portas estão abertas, mas ninguém consegue sair.

Vou pegar a Primeira Namorada em Berlim, onde ela estuda aquele idioma marcial dos Deutschen. Meu primeiro projeto era chegar até Reykjavik, um de meus mais antigos xodós. Voltar a Copenhague e fazer Praga e Budapeste. Com uma perna até Karlov Vary, outro xodó ainda não consumado. E com um grand finale em Paris, afinal ninguém é de ferro.

Vai daí que me deparei com as circunstâncias da Islândia. Fica muito fora de rota. Três horas de vôo rumo ao norte, mar adentro. E Reykjavik, por mais que renda, não pode render muito: cem mil habitantes. A cidade pequena, olha e passa, dizia Kavafis. Praga e Budapeste são muito mais cidade. Resolvi então descer de Copenhague na reta rumo ao sul. Continuo enamorado por Reykajvik. Mas a moça terá de esperar mais um pouco. Talvez esteja perdendo uma aurora boreal. Mas a chance de perdê-las é mínima, elas se fazem avaras em outubro.

Estou mais ou menos chegando à filosofia de Buñuel, que dizia: “não viajo por países que não conheço”. Já tive maus dias em Praga. Em 1990, quando fui a Berlim para tirar alguns cacos do Muro, tive um problema de água no joelho. Do trem, fui direto a um hospital. Claro que não faltaram más línguas que falaram de uísque no joelho. Até pode ser, a cor do líquido extraído lembrava um bom scotch. Recomendação: repouso e gelo no joelho.

Mas o muro estava ali, quase a meu lado, esperando meu martelo. Mal me equilibrei nas pernas, fui lá tirar meus cacos. Caminhava devagar, sem forçar o joelho. Deu certo. Fui então para Praga. Ora, Praga é uma cidade belíssima, concebida para pedestres. Impossível não caminhar. Foi quando me acometeu de novo a praga, sem trocadilhos. A perna começou a intumescer e tive de procurar hospital.

O hospital, uma espécie de pátio de milagres, gente doente atirada no chão, em colchões espalhados pelos corredores. Eu, tentando achar um médico. Falava em inglês, os funcionários me entendiam. O problema é que respondiam em checo. Lá perto de meio-dia, descobri que havia uma ala diplomática no hospital. Fui para lá. Consegui me comunicar.

Nossa! O panorama mudou. Muita limpeza, muita higiene, não vi mais gente deitada nos corredores. Me atendeu uma médica que fizera estágio em Cuba e falava espanhol. Bonitaça, ela aproximou seu rosto do meu, começou a queixar-se de sua vida, me confessou suas mais íntimas angústias. Eu, que não sabia se voltaria ao Brasil com uma perna ou duas, não percebi naquele momento que a moça estava me insinuando outros serviços que não os médicos. Por uns vinte dólares, eu talvez até tivesse esquecido o inchume de meu joelho. Seja como for, a ala diplomática era limpa e abordável. Com acesso aos serviços VIP da doutora.

Rezo ao bom deus dos ateus que me poupe destes percalços nesta campereada. Dediquei a Praga cinco dias. Vai ser uma maratona, espero fazer pelo menos Malá Strana, Cidade Velha e o Bairro dos Judeus. E o Hrad, é claro, o castelo. E vou acrescentar uma cidade nova às minhas lembranças, Karlovy Vary. Quem quiser vê-la, procure o filme Last Holiday, de Wayne Wang, cujo título brasileiro é As Férias de Minha Vida. É um filme curioso, que em determinados momentos nos dá vontade de rir e chorar ao mesmo tempo. Recomendo.

De Buda e Pest tenho ótimas lembranças. Curiosamente, a que mais me marcou, foi a de uma sensação agradabilíssima na pele, em um dia de primavera, às margens do Danúbio. Era um friozinho delicioso, que arrepiava os pelos do braço, enquanto o sol me aquecia. Sensação igual só tive em Madri, em outra primavera, em frente ao Palácio Real. Dava vontade de jamais sair daquela praça. As sensações térmicas dependem muito de geografia. No Valle dei Templi, em Agrigento, na Sicília, senti algo também estranho. O sol me queimava o peito e minhas costas, viradas para o poente, estavam geladas.

E depois, Paris. Dizia que o aumento do euro encareceu as viagens. Encareceu mas não muito. Ano passado, comi satisfatoriamente em Paris por dez euros, entrada, prato principal e sobremesa. Com sorte, mais um demi pichet de vin. Do ano passado para cá os preços não mudaram. Ou seja, à cotação de hoje, 25 reais. Por este preço, você mal paga um sanduíche e um café com leite em São Paulo. O euro subiu, mas ainda há esperança.

Reykjavik, adeus! Mas não é um adeus para nunca mais. Ainda há tempo para consumar nosso amor.