¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, fevereiro 20, 2012
 
MENSAGEM DO CANADÁ


De Daniel Garros, médico gaúcho residente no Canadá, recebo:

Sabe como é, não posso resistir, se tenho um tempinho para escrever (e hoje é feriadão aqui também!)...

O verso que citaste: "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. De forma semelhante, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue derramado em favor de vós", na verdade mostra bem a crença protestante...

Tudo isso é feito EM MEMÓRIA apenas... assim que o sangue não pode estar contido na memória!!! Por isso nós evangélicos participamos do ritual da ceia de Jesus em memória d’Ele, apenas. Não acreditamos na transubstanciação pregada pelos católicos como bem colocaste.

Quanto aos Testemunhas de Jeová, acho uma barbaridade essa confusão que fazem, pois como bem disseste não comem o sangue ao ser transfundido... mas eles são radicais nisso. Já fiz a retirada de paternidade de crianças que precisei transfundir para salvar suas vidas em cirurgias eletivas... e devolvemos a paternidade logo após. Eles ficam felizes com isso, embora sob os protestos dos lideres. As crianças transfundidas com o conhecimento dos pais são “amaldiçoadas” na comunidade, tratadas como inferiores (nada cristão!)... Em casos de urgência, às vezes transfundimos sem perguntar, e eles são então gratos de novo, pois não deu tempo para concordarem...

Mas um benefício surgiu dessa insanidade dos TJ... Sabemos que podemos fazer cirurgias sem transfundir tão livremente como fazíamos antigamente, pois o corpo humano (baseado nas experiências com os TJ) tem um nível de tolerância incrível para baixa hemoglobina... Estudos recentes mostram melhores resultados em cirurgias e tratamentos de doenças em UTIs com níveis de hemoglobina de 75 ao invés de 95 (o normal seria 110-120). E as pesquisas mostram também que se a gente transfunde demais, o organismo fica sensibilizado e rejeita transplantes mais fácil, e além de tudo tem menos tolerância para infecções em geral .. Isso sem falar nas as infecções transmitidas pelo sangue.

Quanto a essas, cada vez se descobre mais coisas. Por exemplo, a doença de Creutzfeldt-Jacob (a da vaca louca) pode ser passada pelo sangue, por partículas (príons) que são difíceis de detectar. E comendo sangue, essas passam mesmo! Talvez daí a origem do mandamento divino... hein?

Essas leis do Levítico (algumas bem pertinentes como não mentir, não enganar os vizinhos, não cobrar juros exorbitantes, poupar a terra - não plantar no sétimo ano, etc.) são princípios ótimos! Mas tem muita coisa judia para a época, leis incompreensíveis e estapafúrdias para nossa época. A questão é como distinguir o que vale e o que não vale mais...

A pessoa de Jesus e seus ensinos com o princípio da “graça acima da lei” seria a resposta a tudo isso... Ele curou no sábado e quebrou muitas das convenções e leis... E muitos princípios que como tu dizes são totalmente impensáveis para a nossa sociedade. Jesus, porém, disse: “não vim revogar a Lei, mas cumpri-la”.

Só que Ele a cumpriu mostrando que o seu padrão de vida está muito acima de regras - vem de dentro para fora e não de fora para dentro... “Eu porém vos digo” era como começava as suas antíteses... E lascava contra os fariseus que queriam a lei como acima de qualquer coisa!

Chega. Escrevi demais...