¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, dezembro 14, 2012
 
TODO PROFETA É FALSO


Me escreve Celso Hartmann:

Prezado Janer.

Tive a satisfação de receber email contendo a sua opinião e comentários a respeito das Igrejas Milagreiras.

O seu artigo traduz com fidelidade o que os olhos do Governo não querem ver ou talvez tenham a pretensão de usufruir de algum desses "milagres". Vejo com grande preocupação o que acontece com a exploração de pobres coitados que não enxergam à grande enganação a que são submetidas por falsos representantes de Jesus Cristo, que sem procuração Dele prometem operar curas e soluções financeiras de roldão.

Ao comentar em família sobre essa ATITUDE CRISTÃ e manifestado minha indignação, minha mulher diz que na própria Bíblia menciona a respeito da vinda de falsos pastores mas que eles sabem (???) que serão castigados e que não deveremos fazer qualquer julgamento prévio desses "Santos Pastores".

Mas não me conformo. Será que os nossos governantes continuam "sem ver, sem saber e sem ouvir" e os mais diversos "Grandes Milagres" seguirem acontecendo e Catedrais da Mentira sendo erguidas?

Gostaria que a sua voz não fosse somente a de poucos que enxergam essa barbaridade ou de muitos que se calam diante desse martírio a que estão sendo submetidas essas pessoas, muitas delas ludibriadas na mais boa fé.

Que a indenização de Lajeado se confirme e que seja ela o início da "Purificação Condenatória" em larga escala apesar de que a ignorância e a fraqueza mental continuarão a imperar em solo fértil para a atividade milionária desses Santos Aproveitadores da dor alheia!

Um "quebra-costelas"


Bom, meu caro Hartmann, acho que essa gente que se deixa esbulhar, simploriamente, no fundo bem que merece ser esbulhada. O pastor Valdemiro é um gênio das finanças. Quem imaginou um dia, nesta nossa sociedade capitalista, que meias sujas poderiam dar lucro? É preciso conhecer a fundo o ser humano para conceber tal mercadoria.

Mas não há falsos pastores na Bíblia, Hartmann. E sim falsos profetas. Jeremias, no Deuteronômio, previne:

Nos profetas de Samária bem vi eu insensatez; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel. Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, de sorte que não se convertam da sua maldade; eles têm- se tornado para mim como Sodoma, e os moradores dela como Gomorra. Portanto assim diz o Senhor dos exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra. Assim diz o Senhor dos exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que vos profetizam a vós, ensinando-vos vaidades; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor.

Mais adiante:

Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com a sua vã jactância; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e eles não trazem proveito algum a este povo, diz o Senhor.

É Mateus quem usa a expressão pela primeira vez: Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

Quem são os falsos profetas? São os que profetizam profecias contrárias ao Deus de Israel. Acontece que não há falsos profetas. Todos os profetas são falsos. Os redatores do Antigo Testamento descobriram um método singelo de profetizar. Anunciavam fatos futuros – em verdade já ocorridos – e datavam a profecia de antes destes fatos.

O profeta Aías é emblemático. Lemos no I Reis:

E sucedeu naquele tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o profeta Aías, o silonita, o encontrou no caminho; este se tinha vestido duma capa nova; e os dois estavam sós no campo. Então Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma estes dez pedaços para ti, porque assim diz e Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos. Ele, porém, terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e com Jerusalém, que eu escolhi entre todas as tribos de Israel. (...) Todavia não tomarei da sua mão o reino todo; mas deixá-lo-ei governar por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei e reino e to darei a ti, isto é, as dez tribos. Todavia a seu filho darei uma tribo, para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para ali pôr o meu nome. Então te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma, e serás rei sobre Israel. E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares polos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como o fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como o fiz para Davi, e te darei Israel. E por isso afligirei a descendência de Davi, todavia não para sempre.

Em Mentiras Fundamentais da Igreja Católica, escreve Pepe Rodríguez:

“Deixando de lado esta profecia ter sido escrita em Judá pelo deuteronomista (o profeta Jeremias) no século VII a.C., ou seja, quase três séculos depois de se ter produzido a cisão dos reinos (922 a. C.)que anuncia, e de na data da sua redação a dinastia davídica de Judá se achar em plena revitalização – circunstâncias que por si só justificam a exactidão da promessa de Javé - , repare-se como o texto é redigido de forma sinuosa, escudando-se sempre em condicionais (“se me obedeceres em tudo quanto te ordenar”) e em truques do mesmo gênero para evitar pronunciar-se de forma clara e contundente e não se expor, portanto, ao inevitável desmentido dos verdadeiros factos. A linguagem dos profetas bíblicos é semelhante às que utilizam os videntes urbanos actuais para surripiar uns tostões à sua clientela crédula”.

Como não havia bibliotecas nem jornais nem arquivos na época, não era fácil dectetar o embuste. Pelo jeito, o Cristo era um amador nas artes de profetizar, pois como profeta foi um desastre. Para Cristo, o apocalipse era eminente, ocorreria em sua própria geração. Através de Marcos, diz:

Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos. Disse-lhes mais: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus já chegando com poder.

Ainda em Marcos, Cristo volta ao assunto:

Então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. E logo enviará os seus anjos, e ajuntará os seus eleitos, desde os quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu. Da figueira, pois, aprendei a parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós, quando virdes sucederem essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração, até que todas essas coisas aconteçam.

Cristo previu o fim dos tempos a muito curto prazo. Bom profeta é aquele que profetiza para um futuro distante. Acontece que as gerações iam morrendo e o fim dos tempos não chegava.

No II Pedro, tenta-se consertar a profecia desastrada do Cristo:

(...) mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

Ah bom, então tá! Se mil anos é como um dia, então o Cristo não disse bobagem.